Pesquisar este blog

sábado, 13 de novembro de 2010

NÃO É JUSTO

Apesar de ter disputado um péssimo campeonato brasileiro o Palmeiras está na semifinal da Copa Sul-americana. O time de Filipão eliminou o Atlético Mineiro, outro que teve participação pífia no brasileirão. Galo esta ameaçado de voltar à segundona, de onde saiu não faz muito tempo. O problema é que a presença do Palmeiras na copa continental pode tirar a vaga na Libertadores do quarto colocado no brasileiro.
É uma situação estapafúrdia porque, de repente um time que vem caindo pelas tabelas na competição nacional pode tirar a vaga de um que participou de um campeonato acirrado como é o nacional. Como existem coisas que só acontecem ao Botafogo é possível que mesmo chegasse a quarto o alvinegro perca a vaga para o Palmeiras.
Quer me parecer que tem alguma coisa que não bate bem nessa história. Primeiro a Conmebol tirou uma das vagas reservadas aos clubes melhores colocados no certame brasileiro. Depois limitou o numero de clubes do Brasil na competição quando editou a norma sobre a Copa Sul-americana. O paraguaio Nicolas Leoz deixou a vaga em suspense entre o último do G-4 e o campeão da Copa Sul-anericana.
Alguns podem achar que estou puxando a brasa para a sardinha do Botafogo. Mas penso que um clube se esforça muito para estar entre os quatro colocados no campeonato mais disputado do planeta e depois não consegue atingir seu objetivo porque os organizadores do futebol resolvem limitar o numero de clubes brasileiros no torneio mais importante das Américas.
Ainda não se sabe quem será o quarto colocado do Brasileirão. Mas seja quem for tem poucas chances de seguir para a Libertadores, porque o Palmeiras ou outro clube brasileiro que chegue à decisão do torneio internacional, terá oportunidade de chegar na frente numa competição disputada por equipes tecnicamente inferiores.
É como atalhar o caminho para chegar na frente dos outros. Não digo que vou torcer para que o clube brasileiro que chegar à final da Copa Sul-americana perca. Mas será uma tremenda injustiça com os que enfrentaram a maratona de jogos do Brasileiro. O quarto colocado terá feito o caminho mais longo e terá a vaga usurpada.
Como sou daqueles que acreditam nos deuses do futebol espero que eles estejam de plantão para resolver essa questão da melhor maneira. E a melhor maneira é que o quarto colocado no campeonato nacional seja um dos representantes do Brasil na Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário