Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de novembro de 2010

VAI DAR FLU

Com a possibilidade real do Fluminense ser campeão brasileiro, passam pela minha cabeça alguns momentos que presenciei tanto do clube como dos seus torcedores ilustres.
Na década de 60 conheci um torcedor apaixonado pelo clube das Laranjeiras. Merinaldo circulava pela cidade numa Vespa, espécie de motoneta da época, toda enfeitada com as cores do tricolor. Em sua curta carreira de jogador de futebol ele havia vestido a camisa rubro-negra do Trem. Mas fora de campo era maluco pelo Flu.
 Outro torcedor célebre ainda é o ex-governador Anibal Barcellos. No gabinete do Palácio do Setentrião havia várias coisas que lembravam o Flu. Barcellos, que nasceu em Campos dos Goitacazes, tinha até uma bandeira em cima da mesa. E quando o time das Laranjeiras ganhava, ele costumava fazer gozação em cima dos torcedores adversários.
Em 1971 fui morar no Rio de Janeiro. Naquele ano o Botafogo havia montado um grande time contratando jogadores como Paulo Henrique, Carlos Alberto Torres e Djalma Dias. A imprensa começou chamar de selefogo para a equipe alvinegra, que na reta final estava quatro pontos à frente do segundo colocado.
Por uma dessas coisas do futebol o Bota empatou dois jogos e deu chances ao Fluminense. Naquele dia saí cedo de casa. Eu morava na Rua do Riachuelo próximo ao prédio das Loterias da Caixa Econômica. Cheguei bem antes do jogo para curtir o clima. Naquela época não havia a violência que existe hoje nos estádios.
Meu time entrou em campo com aquele monte de craques. O ataque era simplesmente Zequinha, Jairzinho, Careca e Paulo Cesar Caju. O Botafogo jogava pelo empate. Mas La pelas tantas o goleiro Ubirajara saiu para cortar um cruzamento e foi empurrado por Marco Antônio. A bola sobrou para Lula que mandou para dentro.
Sai do estádio com a cabeça quente pela derrota. Nosso time era bem superior. Naquele dia Nilton Santos que era da diretoria alvinegra partiu pra cima do árbitro José Marçal Filho e foi uma confusão danada.
O Fluminense ficou atravessado. Depois que eu voltei pra Macapá o tricolor montou uma equipe sensacional que tinha Rivelino no comando. Era a máquina tricolor. Ninguém segurava a pequena torcida. Fui ao Rio de Janeiro para transmitir o FlaxFlu e fiquei extasiado.
Veio depois o time dos anos 80 onde um amapaense se destacava na lateral direita com seus cruzamentos milimetrados para a conclusão do casal 20 formado por Assís e Washington. Milton Barbosa, meu compadre e amigo de longa data, cansou de me encher o saco naquela época. No fundo eu torcia pelo sucesso do Flu por causa do lateral Aldo.
Depois disso sobreveio um longo jejum. Agora o Pó de Arroz está com a mão na taça e não tenho a menor dúvida de que vai ser campeão. Para mim o título está bem melhor com os cariocas. Aos torcedores mando daqui os meus parabéns. O Fluminense merece

ENTRELINHAS
A Associação Atlética Banco do Brasil poderá ser campeã amapaense de voleibol feminino adulto nesta quinta-feira se vencer o Placa. O jogo está marcado para o Avertino Ramos (20hs00). A AABB conquistou o primeiro turno e se vencer o placa levará o campeonato sem precisar de decisão. O clube poderá chegar ao hepta campeonato ao comando de Haroldo Mário Nina da Costa. ##### Acertei ontem com Aldo matéria sobre a conquista do título brasileiro de 84. Meu amigo de longas datas, Aldo estava naquele time que tinha Romerito, Assís e Washington entre outros. Ele tem muita história pra contar sobre aquele time e está vibrando com a possibilidade do tricolor chegar ao título deste ano. ##### Oratório terá reforços de São Paulo para a Copinha. Foi o que disse ontem o presidente Arlindo Moreira. De Macapá serão 10 atletas que viajarão no dia 14 para Guaxupé local dos treinos finais do bicolor. Esperamos que esse modelo dê certo e que o nosso representante tenha um bom desempenho. ##### Wilson Sena disse na sede da FAF que se tudo correr bem o azulino estará de volta ao campeonato de profissionais. Ele ainda está se recuperando de um atentado sofrido no mês passado. O Macapá também trabalha a questão patrimonial e a obra a ser desenvolvida no terreno da antiga sede deve começar no próximo ano. ##### Aproxima-se o dia 04 data marcada para a realização do evento de veteranos do futebol com as presenças de Adílio, Josimar e Julio Cesar. Zezinho Macapá que está na organização adianta que todas as providências já foram tomadas. ##### Amanhã eu volto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário