Juro que não consegui entender o raciocínio de alguns colegas da grande imprensa. Principalmente os comentaristas de São Paulo. Depois da vitória do Botafogo em cima do Atlético Goianiense na última quarta-feira, parece que o alvinegro havia cometido um sacrilégio. Em nenhum momento algum profissional da TV por assinatura reconheceu alguma virtude no triunfo alvinegro.
Na semana passada o Botafogo venceu o Atlético Mineiro por dois a zero, usando a estratégia do contra ataque. Logo depois do jogo Renato Maurício Prado, notório flamenguista que atua no Sportv, tentou desqualificar a vitória fazendo comentários jocosos sobre o desempenho do Glorioso.
Pior que isso é ouvir de certos membros da imprensa que Grêmio e São Paulo ainda tem chances de conseguir uma vaga na Copa Libertadores. Ora o Botafogo está cinco pontos à frente desses clubes e a quatro do líder da competição. Portanto as chances do time de Joel Santana são reais.
A tendência da mídia é visível quando trata do time de General Severiano. No Rio tem uma turma que adora falar mal do alvinegro, como se fosse dele a culpa do Engenhão estar localizado num subúrbio de difícil acesso. O gramado do estádio também é alvo de críticas que visam depreciar o trabalho da diretoria alvinegra.
Antes da série de três vitórias o mote foi dizer que o Botafogo era o time que mais empatava no campeonato. Ninguém se preocupou em descobrir que o alvinegro é o único clube que não perdeu nenhum jogo em seu estádio. É também o time que menos perdeu. Foram só cinco derrotas. Nem o Flu, que é o líder, ostenta esses números.
Com as três vitórias o perseguidor mais próximo está a cinco pontos de diferença. Mas a turma da latinha resolve achar que São Paulo e Grêmio tem chances de se classificar para a Libertadores. É como se o time de Joel Santana fosse transparente.
Essa gente poderia divulgar que o campeonato não tem favorito. Flu, Corinthians e Cruzeiro podem tropeçar. Como o Botafogo pode não ganhar mais nenhum jogo daqui pra frente. Mesmo assim terá sido um dos melhores clubes da competição. Bem melhor que o desempenho que teve no ano passado.
Parece que o clube de General Severiano não está entre os preferidos da crônica. Mas não dá para esconder o que os números estão dizendo. Ademais o Botafogo, quer eles queiram ou não, é uma das maiores glórias do futebol brasileiro. E como tal merece o respeito de todos. Inclusive dos comentaristas da TV por assinatura.
Meu caro Humberto, devemos ter muita paciencia, porque não é fácil torcer por um time invejado pelos menores ou despeitados. Não concordo quando vc diz que o campeonato não tem favorito. Acho que tem sim e é o "fogão". Quem viver, verá.
ResponderExcluirAbraços,
Sanderley Lobato
8804-6146
Deus te ouça mano velho!!!
ResponderExcluir