Pesquisar este blog

sábado, 4 de fevereiro de 2012

A CAPITAL DO MEIO DO MUNDO

Hoje um dia muito especial pra quem veio ao mundo aqui nesta beirada do Rio Amazonas. É também um dia festivo pros que vieram de outros Estados e abraçaram a cidade como lugar pra viver.
Falo dos que realmente tem compromisso com a nossa capital. Gente que se indigna devido aos muitos problemas que Macapá atravessa.
Sou um pouco mais longevo. Venho da Macapá onde as famílias que habitavam a cidade se conheciam. Podiam sentar-se na frente das casas para comentar os assuntos do dia. Quando era sagrado ir a lugares como o Mercado Central, ao cinema, futebol a ao tradicional baile de sábado pra ver, mesmo de longe, aquela garota alvo do nosso amor platônico. Portanto a cidade era mais aconchegante nessa época.
Sei que alguns torcem o nariz quando vou buscar no passado melhores referencias pra falar da cidade que amo. Gosto de me referir a alguns locais que preencheram minha infância e juventude com a doce sensação de agradecimento a Deus, por ele ter me posto no universo aqui, pertinho da linha que divide o mundo.
Quero me referir à atração que a Linha do Equador exerce sobre nós tucujús. Depois de uma semana de ausência somos acometidos por uma enorme vontade de voltar. Quanto mais distante tenhamos ido mais forte é a vontade de voltar aos nossos domínios.
Se compararmos Macapá com qualquer capital do país vamos descobrir que a nossa cidade está muito maltratada. Sei que em alguns casos não há nenhuma lógica na comparação. Mas bem que a gente podia mudar isso.
Todos sabem como fazer, mas na hora de decidir falhamos. A qualidade do nosso administrador é responsabilidade nossa. Bem que a gente podia passar um aniversário de Macapá muito mais feliz. Afinal são 254 anos e algumas capitais com essa idade estão muito mais bem cuidadas.
Mesmo assim tenho fé que isso vai passar em breve. Tenho certeza que a cidade vai encontrar de novo o seu caminho para que possamos extravasar o nosso orgulho de sermos filho da capital do meio do mundo. Um lugar lindo que só precisa de melhores cuidados.
Parabéns Macapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário