Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

HORA DE PRESTAR CONTAS

No começo da semana os presidentes de clubes do futebol profissional foram recebidos pelo Secretário do Desporto e Lazer Luís Pingarilho. O ponto mais importante da pauta foi o repasse que é feito anualmente para a realização do campeonato amapaense de profissionais.
Quem tem um pouquinho mais de quilometragem sabe que esses campeonatos eram realizados sem o paternalismo governamental. Desde que os clubes passaram a receber a ajuda oficial, começaram também os problemas. Isso sem falar no declínio técnico que as nossas competições experimentam.
O problema é que ninguém costuma prestar contas dessa verba que o governo destina aos clubes. Anualmente a entidade que assina o convênio fica inadimplente, porque poucos se preocupam em prestar contas. E trata-se de dinheiro público.
Interessante é que nem mesmo a Federação de Futebol pode assinar convênio porque também ficou inadimplente. Ora se a própria mentora do futebol dá o mau exemplo como cobrar dos filiados.
Acontece que os clubes afivelam uma cara de pau sem tamanho e voltam anualmente com a mesma choradeira, como se o repasse fosse a fundo perdido. E quando o governo não dá o que os presidentes pedem a chiadeira é geral. Só para ilustrar tem dirigente querendo três milhões para o campeonato.
Na verdade essa ajuda não dá pra bancar tudo, mas mesmo reclamando ninguém se nega a receber. Após o início da competição o que a gente mais vê é jogador reclamando de falta de pagamento e condições mínimas para poder entrar em campo.
Tudo se repete de uma temporada pra outra. Este ano mesmo com a anunciada reinauguração do Zerão a maioria dos presidentes de clubes quer a competição no Glicério Marques, numa atitude teimosa de quem não está interessado no sucesso do evento. No estádio do meio do mundo as rendas serão bem maiores o que daria retorno financeiro aos participantes. Mas não é esse o foco.
A mídia também quer saber se o GEA vai dar algum para a cobertura do campeonato. Seria como pagar para que alguns coleguinhas digam que a competição é a oitava maravilha do mundo. Mesmo que esse evento esteja mais para um torneio da pior qualidade.
Sinceramente. Se eu fosse o governador investigaria essa questão da inadimplência antes de passar qualquer recurso aos clubes. E mais. Só faria o repasse depois de confirmada a utilização do Zerão no campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário