Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Mané Garrincha

Ainda em meio aos festejos dos 70 anos de Pelé ocorridos no último dia 23 muita gente da imprensa esqueceu-se que, se estivesse vivo, Garrincha completaria 77 anos na quarta-feira (28). Os dois maiores jogadores da história do futebol brasileira tiveram trajetórias diametralmente opostas fora de campo. Enquanto Pelé tornou-se o craque do século e empresário muito bem sucedido, Garrincha afundou no álcool, vício que acabou ceifando-lhe a vida.
Lembro da vinda de Seu Mané a Macapá. Já em franca decadência e depois de passar por vários clubes menores, Garrincha foi trazido para um amistoso. O jogo que aconteceu na década de 70 foi realizado num domingo pela manhã no Glicerão. Talvez aquele tenha sido o maior público que já compareceu ao municipal.
O evento foi uma promoção da extinta Associação de Cronistas e Locutores Esportivos do Território – ACLETA. Garrincha jogou o primeiro tempo pelo Ypiranga aparecendo muito pouco. Os jogadores ypiranguistas atuaram normalmente sem dar muita pelota à maior atração do espetáculo.
No segundo tempo Seu Mané vestiu o uniforme do São José. O time tricolor percebeu que tinha que passar a bola para a “Alegria do Povo” jogar. A partir daí o que se viu foram algumas jogadas eletrizantes. O lateral Pitéu meteu-se num problema, pois Garrincha partia com a bola dominada e quase sempre chegava à linha de fundo. Pra completar Mané cobrou uma falta em que a bola bateu no travessão.
Foi uma manhã inesquecível. No dia anterior o craque recebeu a imprensa no Macapá Hotel, quando contou algumas histórias pitorescas ocorridas ao longo de sua carreira. Mané foi aos arredores de Macapá para passarinhar, na companhia de alguns amantes dessa modalidade. Entre eles estava o Chefe Humberto Santos, que na época ainda era treinador de futebol.
A vinda do craque teve todos os ingredientes de um grande espetáculo. Quem esteve presente não esquece os bons momentos vividos naquela manhã de domingo. Valeu lembrar os 70 anos do Rei Pelé, mas é obrigatório não esquecer o anjo torto. Sua passagem neste plano trouxe alegria ao povo e seu nome está gravado na história do futebol mundial. Embora muita gente tenha esquecido seu aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário