Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O ESPORTE DO PEDAL



Quando você sair de Macapá pelas nossas rodovias e encontrar um grupo de jovens uniformizados, pedalando suas bicicletas esportivas, olhe-os com respeito. São ciclistas em competição ou treinamento, praticando um dos esportes mais fascinantes do planeta.
Não é à-toa que o ciclismo é muito disputado no mundo inteiro, Na França é a modalidade esportiva de maior destaque. Lá o futebol está em segundo lugar. Essa modalidade começou a se organizar no Amapá há 29 anos atrás. Hermenegildo Gomes de Lima e mais alguns desportistas resolveram fundar a Federação Amapaense de Ciclismo.
Desde então o ciclismo começou a se desenvolver no Estado. Naquele tempo as competições eram disputadas por ciclistas de ocasião usando bicicletas convencionais. Com o passar do tempo as competições foram atraindo a atenção de um grupo cada vez maior de atletas.
Dentre os participantes estava uma figura obrigatória nos eventos da FAC. Francisco Dias Macedo notabilizou-se por seu espírito jovial. Tanto que, depois de passar pela presidência da entidade, ele continua pedalando sua “magrela” em competições de veteranos.
Eu mesmo só percebi o crescimento do ciclismo no Amapá quando acompanhei uma delegação que foi à Guiana Francesa, participar do TOUR que acontece anualmente naquele Estado ultramar da França. Eu que nunca havia acompanhado uma prova de longo percurso, me vi atravessando a Guiana, desde Saint Laurent até Regina.
Foram quase 30 dias num longo trajeto. Nossos representantes enfrentaram equipes guianenses, da Martinica e Guadalupe, Suriname e República Dominicana. Os amapaenses tiveram bom desempenho, embora não tenham conseguido chegar em primeiro lugar. Pude conhecer de perto toda a tecnologia que cerca uma corrida de bicicletas hoje em dia.
Há 29 anos uma bicicleta pesava 25 quilos. Hoje esse equipamento é fabricado com liga especial e não ultrapassa oito quilos. Um atleta bem preparado pode literalmente voar na pista. Isso sem falar nos componentes que ajudam a deixar a máquina cada vez mais leve.
O Amapá se destaca no ciclismo nacional por haver conquistado sete campeonatos Norte/Nordeste. Aqui se disputa 10 provas do ranking nacional, com duas competições em cada prova. Ciclistas de todo Brasil já participaram de eventos organizados pela FAC.
E foram muitas vitórias conquistadas por ciclistas locais. Por isso no dia em que a entidade do esporte das pedaladas completa 29 anos, quero mandar daqui as minhas congratulações. Digo isso com a alegria de quem conhece de perto esse esporte tão empolgante. Tenho certeza que o ciclismo do Amapá vai continuar crescendo na direção do futuro. Parabéns.

Um comentário:

  1. Obrigada,por sua lembrança,mais hoje o meu pai com 70 anos,está esquecido no ciclismo,qd ele precisou de patrocinio, o atual presidente cortou e disse q ele não precisava,já está completando 2 anos q meu pai,mais conhecido como CEBINHO,não participa de provas da federação , e sim participa do atletismo,onde fazem homenagens a ele,e dão o valor que ele merece,meu pai e o boy hyacinth foram os fundadores no ciclismo na amapá,e muitas provas hoje são rankiadas , por meu pai ter feito esse êxito,exemplo:PROVA ANTONIO ASSMAR,MACAPÁ VERÃO,e muitas outras provas,,,Agradeço,a todos que ainda não esqueceram os muiitos titulos que meu pai deu a este Estado...FÁTIMA MACEDO-ATLETA.

    ResponderExcluir